PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS
ÁUDIO | VÍDEO | COPY
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A avaliação de fornecedores é cada vez mais um processo bem definido sempre que a qualidade dos fornecimentos é exigente. O mercado desenvolveu-se e evoluiu de forma a criar ligações mais próximas entre clientes e fornecedores, as relações de parceria entre ambas as partes são cada vez mais necessárias ao bom funcionamento da área de produção. De uma forma geral a Mediafone avalia os seus fornecedores com base nos seguintes pontos principais: no preço, prazos de entrega e qualidade dos serviços ou dos produtos, capacidade de resposta ou ausência.
Os fornecedores com os quais a Mediafone trabalha são sempre objeto de um processo de avaliação, no sentido de se estabelecer uma classificação face aos critérios definidos.
Inicialmente são avaliados como potenciais fornecedores, e depois de concretizada uma encomenda são avaliados como fornecedores ativos;
Os parâmetros subjacentes à avaliação dos potenciais fornecedores são os seguintes:
Relativamente à
avaliação dos fornecedores ativos, os critérios utilizados para a avaliação são
os seguintes:
Nas avaliações (de potenciais e de fornecedores ativos) a Mediafone classifica
o fornecedor como “Aprovado”, “Pendente” e “Não aprovado”.
No âmbito do Sistema de Gestão de Qualidade da Mediafone segundo a Norma NP ISO
9001:2015, procedemos à avaliação anual dos serviços dos nossos fornecedores.
A avaliação de fornecedores é uma ferramenta utilizada para validar o cumprimento dos requisitos exigidos a cada fornecedor/fornecimento, com o principal objetivo de potenciar os pontos positivos e minimizar os pontos negativos, sendo esta avaliação realizada de forma anual.
Os fornecedores são avaliados de acordo com os seguintes critérios de avaliação:
Avaliamos ainda a prestação face ao ano anterior identificando se houve melhoria ou degradação do nível da prestação de serviço.
Após a avaliação, e de acordo com o resultado alcançado, é atribuída uma classificação, devendo, em caso de avaliação inferior à aceitável, ser tomadas medidas de modo a evitar futuros incumprimentos.
Nível de Avaliação de Desempenho | Tipo de Fornecedor |
3 | ≥ 70% e 100% | Preferencial/ Aprovado |
2 | ≥ 50% e < 69% | Aceitável / Pendente |
1 | < 49% | De recurso / Não aprovado |
Para que possamos atingir o padrão máximo de qualidade do serviço que prestamos no mercado, existem alguns critérios e regras de fornecimento que devem ser seguidas para que possamos atingir esse objetivo.
Qualidade dos ficheiros áudio submetidos
Experiência profissional
Não fazer auto publicidade (com nomes, contatos, websites): serão automaticamente rejeitados os ficheiros áudio com autopublicidade e links para vídeos através de canal próprio youtube.
Preços (serão categorizados por preços, por serviços))
Capacidade de resposta (para orçamentos e disponibilidade de agenda para gravar ou enviar as gravações)
Cumprimento dos requisitos de gravação remota.
Requisitos de gravação remota
De seguida indicamos os principais requisitos técnicos para atingir esses padrões de Qualidade que pretendemos enquadrados pelas exigências do mercado e dos nossos clientes.
Equipamento de áudio profissional
Durante o processo de registo na nossa plataforma webaudiostore.com, o locutor deparar-se com uma especificação de equipamento que deverá ter para atingir tais padrões, em qualquer caso, reafirmamos aqui:
Os requisitos mínimos são:
Certifique-se que usa cabos XLR padrão profissionais, como Neutrik ou semelhantes.
Estes são exemplos, a decisão da marca e modelo de um microfone e do interface de áudio é inteiramente do utilizador, e não é limitado aos exemplos acima referidos. O mais importante é que o utilizador esteja confiante com o resultado da gravação, e que tenha um som profissional.
Cabine de gravação e requisitos do espaço
A sala é tão importante quanto o equipamento, portanto, há uma série de requisitos para a gravação soar bem em relação ao espaço onde ela ocorre.
A sala deve ter o mínimo de reflexão (eco) possível, o que se pretende aqui é ter sempre uma cabina vocal profissional à prova de som, ou caso não seja possível uma cabina vocal portátil, caso nenhum dos exemplos anteriores possa ser cumprido, um guarda-roupa com roupas suficientes para cancelar o reflexo (eco) ou qualquer outra solução DIY que funcione para cortar o reflexo (eco) o máximo possível. Evite gravar no centro da sala, mantenha também uma distância razoável entre a boca e o microfone para evitar o efeito de proximidade (aumento de pressão de baixa frequência) ou muito longe, que aumentará a reverberação natural na gravação, um bom exemplo de uma sala com muito eco é uma casa de banho onde as paredes são revestidas a azulejo, este não é certamente o espaço apropriado para a gravação.
Requisitos de software e volume
No mercado de DAW (estação de trabalho de áudio digital) existe um grande número de Softwares Pagos e Livres, qualquer uma das ferramentas disponíveis online é aceite desde que o utilizador tenha um bom conhecimento de como trabalhar com ela.
Algumas das seguintes ferramentas são aceites para gravar, processar, exportar e criar arquivos de áudio de qualidade:
– Pro Tools (Market Standard), Logic Pro, Ableton Live, Nuendo, Cubase, Studio One, Reaper, Audacity, Audition, Harrison Mixbus, Sound Particles, etc …
A decisão da ferramenta é inteiramente do utilizador e não se limita aos exemplos citados anteriormente, desde que seja capaz de entregar um trabalho rápido e gravações de qualidade.
Alguns dos requisitos do processo de gravação digital são.
– A sessão de gravação deve ser definida para 48 / 44,1 khz 16/24 bits.
– O nível de gravação deve estar sempre entre -22dB e -12dB (RMS) e entre -6dB e -3dB (Pico), o nível de ruído deve ser -70dB ou inferior (a maioria das cadeias de gravação de estúdios domésticos atendem a esses requisitos).
– A gravação de voz deve ser sempre mono, não processada (Gate, EQ Compression, Limitation ou qualquer outro tipo de ferramenta de masterização disponível no mercado), de forma que o objetivo seja, pouco ou nenhum plugin, seja aquele digital ou externo, e um arquivo Raw .wav ou .Aiff.
Não aceitamos arquivos .wav ou .aiif processados, devido à natureza variável das solicitações de projeto que recebemos.
Demonstrações e solicitações de demonstração da WebAudioStore
Depois de concluir o processo de registo e fazer o login após a confirmação do e-mail, será solicitado a fornecer exemplos de trabalho na nossa plataforma.
Esses exemplos serão carregados na nossa plataforma e os nossos especialistas em áudio avaliarão a qualidade da voz e da gravação. Uma vez que esses áudios sejam validados e aprovados, estarão prontos para serem ouvidos pelo público. A decisão de solicitar os nossos serviços e escolher uma ou mais vozes caberá inteiramente ao cliente.
Uma observação importante a respeito das demos públicas é que a qualidade ali prestada poderá não ser a qualidade requerida, quando for selecionado para um trabalho. Quando for selecionado, ou no momento da construção de uma proposta comercial em que será sugerido, será solicitada uma demo personalizada, para avaliar se as suas condições de gravação correspondem exatamente à qualidade exigida pelos nossos técnicos e indicadas neste documento. Uma gravação de demonstração que não satisfaça pode significar a anulação do trabalho, mas está sempre sujeita a avaliação.
Entrega do Trabalho
O trabalho que nos é entregue deve sempre corresponder à qualidade declarada em todos os tópicos acima.
O não cumprimento dos nossos padrões pode significar a anulação do trabalho, mas estão sempre sujeitos a avaliações.
Ao entregar os arquivos de áudio, há certas condições que têm de ser cumpridas.
– A leitura do roteiro deve ser impecável e sem erros, será solicitada a correção, sem nenhum acréscimo ao orçamento inicial aceite.
– Se o cliente solicitar uma modificação de script, esta estará incluída no orçamento inicialmente aceite; todas as outras modificações de script adicionais, estarão sujeitas a um orçamento adicional.
Qualidade técnica quando grava remotamente
Disponibilidade para gravar no nosso estúdio
Nível de disponibilidade
Prazo de entrega
Possibilidade de gravação remota em direto (com partilha para o nosso estúdio e com Clientes)
Incluir uma regravação para cada projeto, caso seja necessário
Cumprir com os preços inseridos na plataforma ou que foram negociados caso a caso.
Os valores inseridos na plataforma ou negociados serão os praticados em propostas comerciais.
Certificado fiscal – Na primeira contratação ou antes deverá apresentar o documento oficial das finanças do seu país onde declara que faz os descontos nesse país. Para Portugal não será necessário.
Emissão de fatura com o número de encomenda previamente emitida e após a realização do trabalho solicitado.
Pagamento da fatura após a aceitação do trabalho pelo Cliente
Pagamentos para União Europeia por transferência bancária.
Reino Unido por transferência bancária em Euro ou por PayPal em GBP
Resto do mundo por PayPal.
Possibilidade de estar destacado no nosso site com acordo de preços para serviços promovidos.
No âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade da Mediafone segundo a Norma NP ISO 9001:2015, procedemos à avaliação dos serviços dos locutores que prestam serviços em cada projeto.
Os critérios de avaliação são os seguintes:
Com os dados que decorrem dos critérios analisados, construímos uma base para a avaliação da prestação do serviço de cada Locutor ao longo do ano.
Nas avaliações (de potenciais e de fornecedores ativos) a Mediafone classifica o fornecedor como “Aprovado”, “Pendente” e “Não aprovado”.